CD/EP/LP

MALTHUSIAN / SUFFERING HOUR – Time´s Withering Shadow (ADV. Split 2022)

MALTHUSIAN (Irlanda) / SUFFERING HOUR (EUA)
“Time’s Withering Shadow” – ADV – Data de lançamento 06/05/2022
Invictus Productions (Irlanda) – Importado
10/10

DATA DE LANÇAMENT0 / RELEASE DATE 06/05/2022

 Tenho aguardado ansiosamente por esse Split, desde a entrevista com o SUFFERING HOUR no ano passado, quando eles anteciparam a informação ao “The Old Coffin Spirit” de que rolaria esse lançamento conjunto com o majestoso MALTHUSIAN, bandade Dublin, Irlanda.

 Motivo da expectativa? O MALTHUSIAN é a melhor formação de Death Metal da Irlanda, sem material inédito desde o fortíssimo álbum “Across Deaths”, de 2018. O SUFFERING HOUR, por sua vez, é uma banda de Death/Black Metal dos Estados Unidos de notável ascensão e destaque, com seu segundo e espetacular álbum de estúdio “The Cyclic Reckoning” do ano passado.

 “Time’s Withering Shadow” é o nome da obra, que será lançada internacionalmente pelo selo irlandês “Invictus Productions” em 06/05, coincidindo com a turnê europeia da banda norte-americana. A versão física em CDs contará com a bela e perturbadora arte de capa do também irlandês “Joseph Deegan”.

 Temos reunidas nesse trabalho duas bandas que enxergam o metal extremo de forma muito particular, fora da caixa. O respeito aos fundamentos tradicionais não os impede de cruzar fronteiras, destroçar paradigmas e materializar, com efeito, suas criações mais distorcidas, diabólicas e audaciosas.

 O MALTHUSIAN ressurge das profundezas sulfurosas após um hiato de quase quatro anos com “Dissolution of Consciousness”. Composição brilhantemente sinistra, absurdamente caótica, dotada de níveis imensuráveis de fúria, maldade e demência, sublimemente regidos pela dissonância. Viciante e estupenda.

  O que esperar após uma abertura dessa categoria? “Delirium” é extremamente ruidosa e incômoda de início. Antes do segundo minuto, passa a rastejar em meio à imundície sob uma das ambientações mais aterradoras já produzidas. Ganha ares atmosféricos de total decaimento em sua metade, com andamento Sludge/Doom pesadíssimo e perturbador. Magnífica.

Vez do SUFFERING HOUR apresentar suas criações abjetas. A genialidade apresentada no álbum do ano passado renasce ainda mais ousada com a instrumental “Crawling Embers”. A introdução com guitarras acústicas e gaita (!!) surpreende, e ajuda a construir uma peça suntuosa e inclassificável de metal extremo.

 Sua outra faixa autoral é “Temporal Lapse”, essa sim mais em linha com o material recente. Vigorosa, de guitarras desafiadoramente dissonantes e potentes, baixo e bateria destruidores. Quer mais um tapa na cara? Prepare-se para ser chacoalhado pelo ataque de um Banjo (!!) pouco antes dos seis minutos, e sinta-se brevemente ouvindo a trilha de um faroeste demoníaco. Antes do fim, um magistral retorno ao universo comandado, maléfica e singularmente, pelo SUFFERING HOUR.

 O excelente cover de “Reserection” (do EP duplo “Ghost Walking” de 1985) da lendária e pioneira banda MIGHTY SPHINCTER, de Death Rock, faz todo sentido. Assim como o SUFFERING HOUR, a banda de Phoenix/AZ tem fortíssimas raízes Punk Rock. Ouça e curta a original, compare e perceba a insanidade desta bela homenagem.

 Sem mais, um lançamento imperdível. Hora de fazer acontecer para agregar este CD à minha humilde coleção. Altamente recomendável aos fãs de SVARTIDAUÐI (ISL), DEATHSPELL OMEGA (FRA), DODECAHEDRON (HOL), ULCERATE (NZL), BØLZER (SUI), ABYSSAL (GBR), ANTEDILUVIAN (CAN), IMPERIAL TRIUMPHANT (EUA).

Tracklist abaixo, duração total de 40:31 minutos:

1 – “MALTHUSIAN – Dissolution of Consciousness”

2 – “MALTHUSIAN – Delirium”

3 – “SUFFERING HOUR – Crawling Embers”

4 – “SUFFERING HOURTemporal Lapse”

5 – “SUFFERING HOURReserection” (MIGHTY SPHINCTER Cover)

Related posts

LE CHANT NOIR – La Société Satanique Des Poètes Morts (2021)

Fabio Miloch

DREAM UNENDING — Tide Turns Eternal (2021)

Fabio Miloch

AR DA DESGRAÇA – Enigmática Perpétua Sinfonia (2020)

Walter Bacckus