CD/EP/LP

KNOWLEDGE THROUGH SUFFERING – Concealment (2021)

KNOWLEDGE THROUGH SUFFERING (Itália)
“Concealment” — CD 2021
Brucia Records — Importado
8,5/10

Devastação, devastação e devastação! Trinta minutos divididos em 3 composições que vão aos picos mais extremos que o Doom/Death Metal pode chegar. Sem abusos melódicos, sem adornos e sem suspiros… Apenas agonia — seja ela lenta e aguda ou rompendo todas as fronteiras da selvageria. Umberto Poncina (unico mentor do “K.T.S.”) disse não a morfina e aos modismos almofadados da atualidade, e simplesmente regurgitou toda sua fúria, acidez e distopia em “Concealment” (Brucia Records); o seu primeiro álbum completo.

Pontuado pelo peso, criatividade e por efusivas doses de violência, o álbum foi integralmente elaborado e concluído por Umberto — desde as composições até todos os instrumentos (onde seu domínio é pleno e sua atuação louvável), passando, também, pelas três etapas mecânicas do registro; produção, mixagem e masterização. Os demais complementos são assinados pela entidade Evokaos (direção artistica — capa e layout).

Em termos sonoros, grosso modo, em “Concealment”, o KNOWLEDGE THROUGH SUFFERING executa uma forma quase primitiva de Death/Doom e a incorpora com diversas e espessas camadas de Black Metal. As guitarras e o peso descomunal que as mesmas produzem são enfatizados a todo instante nas estruturas rudimentares e dissonantes que as composições exibem sem qualquer parcimônia.

God Alone Was Exalted On That Day” é extensa, mas não de todo lenta e nem um pouco previsível. Seus mais de 10 minutos são totalmente preenchidos por riffs devastadores, vocalizações doentias e diversas variações rítmicas. “Let the Earth Sprout” eleva ainda mais o nível do material, oferecendo um minucioso catálogo de ideias, de dinâmicas e de explorações. As guitarras brilham uma vez mais e a bateria vai além de seu papel secundário de base, principalmente, quando rompe a morosidade do Doom Metal e abraça a insanidade do Death Metal. Aliás, é esse transitar de gêneros que torna o trabalho dessa “one-man-band” tão interessante e atraente. Ouve-se Death, ouve-se Doom, ouve-se ambos amalgamados, mas sempre pontuados por muita personalidade e vigor. “Of Flesh”; responsavel pelo desfecho da obra, revisita as características e qualidades das faixas anteriores com ainda mais peso, cólera e enfase no Black Metal.

O “K.T.S.” entrega em “Concealment” um álbum verdadeiramente assustador e altamente recomendável. Turbulento, marcado por colisões e por alguns experimentos. Em suma, uma lição de bestialidade.

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/templeofkts/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0y0rQFyfsySEkZizUBaV2S

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCf3ob7w4xBXDtJ-GQL6obBQ

Bandcamp (Brucia Records): https://bruciarecords.bandcamp.com/album/concealment

Related posts

VOIMATON – Profane Vestige (CD 2022)

Daniel Bitencourt

TENEBRA – Moongazer (2022)

Fabio Miloch

THE SPIRIT – Songs Against Humanity (Adv. CD 2024)

Fábio Brayner