CD/EP/LP

SEWER FIEND – Echoes from the Cistern (EP 2021)

SEWER FIEND (Reino Unido)
“Echoes from the Cistern” – EP 2021
Dry Cough Records/ Sewer Rot Records – Importado
8/10

Esse mundo do Death Doom Metal tem se fortalecido nos anos recentes, com o lançamento de grandes trabalhos das bandas referência no estilo e o surgimento de diversos novos representantes, das mais variadas origens.

É o caso do SEWER FIEND, um duo formado em Manchester, no Reino Unido. O talentoso baixista “John Riley” não é estranho à cena, sendo integrante do CRYPTIC SHIFT (excelente banda de Tech Thrash/Death, confira caso não conheça). O vocalista e guitarrista “Sam Robinson” completa a dupla.  

No final de junho desse ano, veio ao mundo a primeira aberração conjurada pela formação, o EPEchoes from the Cistern”. O logo oldschool e a capa horrenda (no bom sentido) não deixam dúvidas sobre o que esperar do play: Peso excruciante, horrores inomináveis que rastejam em meio à imundície, atmosfera tóxica e sufocante. Para a gravação da bateria, foi contratado o equatoriano “David Lanas”.

Writhing in StagnantWater” o início tem guitarras limpas e gélidas, que criam o clima paranoico em contramão aos primeiros riffs brutais, lentos e mortíferos. O baixo se arrasta denso e ultra pesado, a bateria alterna momentos lentos e médios, com algumas poucas acelerações letais. Os vocais, como seria natural, guturais e com um efeito reverb que o deixam com um aspecto ainda mais assombroso.

Pulsating Mass of Worms” sobe o tom progressivamente, criando uma aura de pesadelo e pânico, como em uma perseguição sinistra de final traumático. O som é dotado de riffs pútridos memoráveis, daqueles que fazem o ouvinte querer repetir a experiência. A produção do EP ficou muito boa, não permitindo que a sonoridade ficasse excessivamente abafada.

Echoes from the Cistern” dá números finais ao mini álbum, com pouco mais de dez minutos perturbadores, de Death Doom de altíssimo nível. Impossível não mencionar o sonzão produzido pelo baixo, se destacando e reforçando a podreira.

Ótima amostra dos britânicos do SEWER FIEND. Agora é esperar pelo álbum completo de estreia dos caras. Fortemente indicado aos fãs de AUTOPSY (EUA), SPECTRAL VOICE (EUA), UNDERGANG (DIN), KRYPTS (FIN), MORTIFERUM (EUA) e SEMPITERNAL DUSK (EUA).

O EP é composto pelas três faixas abaixo, somando19:52 minutos de duração:

1 – “Writhing in Stagnant Water”

2 – “Pulsating Mass of Worms”

3 – “Echoes from the Cistern”

Related posts

CLOUDS – Durere (2021)

Fábio Brayner

REBELLION – We Are the People (Adv. 2021)

Fábio Brayner

NOTHINGNESS – Supraliminal (CD 2023)

Daniel Bitencourt