Acho que essa banda sérvia tem um dos nomes mais estranhos que já vi em um grupo de black metal. O CMPT é um grupo que se mantém em total anonimato e tem suas raízes musicais profundamente baseadas nos cultos de assombração e no folclore obscuro do sangrento solo balcânico. Segundo o press release, o nome da banda vem do latim SMRT e representa uma transcrição em cirílico que pode ser traduzido como “Morte” em todas as línguas das tribos dos Balcãs e com certas variações no resto do mundo eslavo.
Acredito que bandas como o CMPT são a base de sustentação do que o black metal em sua mais pura essência representa. A construção lírica baseadas em antigas tradições (e aqui não me refiro apenas à deles, mas em relação bandas de qualquer país em relação à suas próprias raízes) e nos cultos sombrios que já existiam antes da chegada das pragas judaico-cristãs. Musicalmente o CMPT realmente me impressionou com a pegada ultra ortodoxa de seu black metal, tocado impiedosamente, de forma violenta e fria, com vocalizações totalmente desesperadas.
Em termos de referência eu creio que me vem à cabeça a escola nórdica do metal negro, com momentos mais primitivos. Esse EP traz apenas duas composições: “Mrtvaja – Part 1” e “Mrtvaja” – Part 2″. Ambas personificam a sonoridade já mencionada, adicionando teclados que reforçam a atmosfera de pura maldade. A parte 2 tem momentos mais cadenciados e atmosféricos de grande feeling. A capa desse lançamento também deve ser destacada. É uma bela arte e se conecta perfeitamente com a música criada pelo CMPT. Ouçam !