A banda alemã DARK MILLENIUM foi formada em 1991 e esse ano chega ao trigésimo aniversário de sua criação (ainda que não de forma ininterrupta, já que a banda parou em 1993 e só retornou em 2016) e como forma de comemorar esse aniversário os caras regravaram a faixa título da sua demo tape “The Apocryphal Wisdom”.
A longa versão de 13 minutos trouxe ainda a participação de nomes como Marc Grewe (Insidious Disease, ex-Morgoth), Alexander Krull (Atrocity, Leaves’ Eyes) assim como Christian Müller (Night In Gales) e Torsten Hoeltge (ex-Dark Millennium). Yannic Mertens, filho do vocalista Christian Mertens contribuiu com um solo.
A banda nunca fez parte do primeiro escalão do death metal europeu, mas isso não significa que não fosse boa, e era realmente uma banda diferenciada. Com um death metal super trabalhado, complexo e até mesmo original a banda lançou um álbum matador em 1992, o “Ashore the Celestial Burden”. Nessa regravação a qualidade do trabalho da banda desde seus primeiros passos é mais do que comprovada. Uma sonoridade muito pesada, com momentos mais rápidos e outros mais climáticos e todo o cacoete daquela sonoridade matadora que varria o velho continente de assalto nos anos 90.
Acho que o ponto mais positivo da banda era exatamente soar como uma banda daquele período, mas conseguir criar algo que se descolava do que a maioria das bandas estava fazendo. Essa regravação ficou excelente e resgata uma época dourada para o death metal mundial, além de ser um belo presente de aniversário para os fãs da banda, eu incluído, pois lembro quando adquiri o primeiro álbum da banda em vinil, um belo vinil verde, que infelizmente não está mais na minha coleção. A banda chegou a gravar dois álbuns depois do seu retorno, mas não os ouvi, algo que agora irei fazer com toda certeza. Essa regravação é um testemunho de uma época.