CD/EP/LP

UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN – Häxan Sabaoth (Adv. CD 2024)

UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN (Chile)
“Häxan Sabaoth” – Adv. CD 2024
Iron Bonehead Records – Importado
9,5/10

Após 4 anos desde o lançamento do seu último álbum de estúdio “Teufelsbücher”, os mestres do metal da morte chileno UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN finalmente retornam com um novo trabalho oficial intitulado “Häxan Sabaoth”.

O álbum anterior foi um trabalho em que a banda investiu em uma sonoridade realmente densa, dissonante e totalmente obscura. Um álbum realmente marcante. Esse novo trabalho tem todos esses elementos presentes, mas musicalmente soa muito mais direto, o que me agradou mais.

“Lamia Scuba” tem esses elementos e além disso tem um feeling poderoso. Os solos são matadores. E são exatamente as guitarras que me chamaram mais a atenção, já que a criatividade desses caras está em um nível realmente muito alto. Não são músicas simples, nem um pouco. Mas tem um grande feeling. Ouvindo mais atentamente, ao pensar em produção vs execução, o álbum me trouxe à memória os primeiros álbuns do Nightfall. Não falo musicalmente, mas sobre a percepção de tudo aquilo aqui criado. Alguns riffs mais agressivos ganham uma sonoridade que beira o black metal e são matadores.

A próxima faixa “Cuatro Velas de Cebo Infantil” é mais direta, mas não menos complexa. O que dá para perceber é que nesse álbum a banda investiu em mudanças rítmicas que deixam a música mais intrincada, mas é evidente que todos os músicos passaram por um salto significativo na sua habilidade. Os caras realmente estão sabendo o que querem e sabem como transpor isso do campo das ideias para sua música.  Curiosamente é perceptível que a produção tem uma “sujeira” proposital. Alguns solos são mais estridentes, mas nada é feito por acaso. Joseph Corwen e Herbert West estão em um nível absurdo de entrosamento.

Quando “Our Almighty Chthonic Lord” se inicia, as guitarras não perdem o seu foco em criar uma atmosfera de insanidade. É uma música que mescla de forma muito homogênea a brutalidade, qualidade criativa e uma expertise instrumental apurada. Eu sempre gostei muito de grandes solos e temos aqui (e no restante do álbum) um bom exemplo disso. Há partes em que a música adquire uma sonoridade mais etérea, mais focada em mistério. “Hexennippel” também navega por águas mais turvas e calmas, construindo um clima que se transforma em um turbilhão de riffs não tão diretos, arranjos que brincam com melodias diferentes e uma vocalização que se encaixa perfeitamente. Quando ouvindo mais atentamente a composição foi possível perceber em um dos riffs uma ligeira semelhança com os brasileiros do Sextrash, na fase do seu segundo álbum “Funeral Serenade”. Riffs matadores.

A próxima é “Dho Hna Formula”, que é um rito descrito no Necronomicon, onde quem o compreender claramente poderia passar as Portas da Criação e penetraria nos Abismos Últimos, onde o Deus Vago S´ngac medita eternamente sobre o Mistério do Caos. A música em si cria uma atmosfera ritualística em meio ao seu andamento mais rápido. Quando o solo é executado a faixa adquire uma sonoridade quase heavy metal e essa foi uma ideia genial, pois tira a música de sua zona de conforto, ainda que ela não se valha disso em momento algum.

A escuridão é representada pela execução da mágica “Back to the Mother Hydra and Father Dragon”. Essa música é, em minha opinião, a melhor prova do quanto o UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN evoluiu em termos de criação musical. Não se cria algo assim sem um grau de crescimento e maturidade musical diferenciado. O Chile está cada vez melhor representado por esses caras. A faixa busca um equilíbrio entre melodia, complexidade e brutalidade e acredito que alcance isso. A faixa responsável por encerrar esse grande álbum carrega o título do álbum anterior da banda. “Die Teufelsbücher”, uma composição mais cheia de energia e melodia, onde as guitarras se destacam mais uma vez.

Não tenho duvidas de que esse álbum representa um momento de grande maturidade musical para o grupo e é um dos seus melhores trabalhos até o momento. Ele pede mais audições para ser plenamente entendido, mas quando isso acontece, tudo se torna realmente poderoso. Um álbum para começar 2024 com o metal da morte em alto nível.

Tracklist:

1.Lamia Sucuba   
2.Cuatro Velas de Cebo Infantil         
3.Our Almighty Chthonic Lords                   
4.Hexennippel                
5.Dho Hna Formula                  
6.Back to the Mother Hydra and Father Dagon               
7.Die Teufelsbücher

UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN (Chile)
“Häxan Sabaoth” – Adv. CD 2024
Iron Bonehead Records – Import
9,5/10

After four years since the release of their last studio album “Teufelsbücher”, Chilean death metal masters UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN have finally returned with a new official album entitled “Häxan Sabaoth”.

The previous album was a work in which the band invested in a really dense, dissonant and totally obscure sound. A truly remarkable album. This new work has all these elements, but musically it sounds much more direct, which I liked better.

“Lamia Scuba” has these elements and it also has a powerful feeling. The solos are killer. And it’s exactly the guitars that caught my attention, as the creativity of these guys is at a really high level. They’re not simple songs, not at all. But they have a great feeling. Listening more closely, when thinking about production vs execution, the album brought to mind the first Nightfall albums. I’m not talking musically, but about the perception of everything created here. Some of the more aggressive riffs take on a black metal sound and are killer.

The next track “Cuatro Velas de Cebo Infantil” is more direct, but no less complex. What you can see is that on this album the band has invested in rhythmic changes that make the music more intricate, but it’s clear that all the musicians have made a significant leap in their ability. The guys really know what they want and how to translate it from their ideas into their music.  Curiously, it’s noticeable that the production has a purposeful “dirtiness” to it. Some of the solos are more strident, but nothing is done by chance. Joseph Corwen and Herbert West are at an absurd level of rapport.

When “Our Almighty Chthonic Lord” begins, the guitars don’t lose their focus on creating an atmosphere of insanity. It’s a song that blends brutality, creative quality and refined instrumental expertise in a very homogeneous way. I’ve always loved great solos and here (and on the rest of the album) is a good example of that. There are parts where the music takes on a more ethereal sound, more focused on mystery. “Hexennippel” also sails through murkier, calmer waters, building a mood that turns into a whirlwind of not-so-direct riffs, arrangements that play with different melodies and a vocalisation that fits perfectly. When listening more closely to the composition, it was possible to notice in one of the riffs a slight resemblance to the Brazilians of Sextrash, in the phase of their second album “Funeral Serenade”. Killer riffs.

Next up is “Dho Hna Formula”, which is a rite described in the Necronomicon, where whoever clearly understands it could pass through the Gates of Creation and enter the Ultimate Abysses, where the Vague God S’ngac eternally meditates on the Mystery of Chaos. The music itself creates a ritualistic atmosphere amidst its faster tempo. When the solo is played, the track takes on an almost heavy metal sound and this was a brilliant idea, as it takes the song out of its comfort zone, even though it doesn’t make use of it at any point.

The darkness is represented by the magical “Back to the Mother Hydra and Father Dragon”. This song is, in my opinion, the best proof of how far UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN have come in terms of musical creation. You can’t create something like this without a degree of growth and musical maturity. Chile is better and better represented by these guys. The track seeks a balance between melody, complexity and brutality and I believe it achieves this. The track that closes this great album carries the title of the band’s previous album. “Die Teufelsbücher”, a composition full of energy and melody, where the guitars once again stand out.

I have no doubt that this album represents a moment of great musical maturity for the group and is one of their best works to date. It requires a few more listens to fully understand, but when it does, everything becomes truly powerful. An album to start 2024 with death metal at a high level.

Tracklist:

1.Lamia Sucuba   
2.Cuatro Velas de Cebo Infantil         
3.Our Almighty Chthonic Lords                   
4.Hexennippel                
5.Dho Hna Formula                  
6.Back to the Mother Hydra and Father Dagon               
7.Die Teufelsbücher

Related posts

BONEYARD – Oathbreaker (2021)

Fábio Brayner

OCTOBER TIDE – Tunnel of No Light (Reissue CD 2024)

Fábio Brayner

CENOZOA – “Poems From The Sea” (2022)

Fabio Miloch