O VIPASSI estabeleceu uma base em seu álbum de estreia ‘Śūnyatā’ em 2017.
Formada originalmente como um projeto entre o baterista Daniel Presland (ex-Ne Obliviscaris, Black Lava, Virvum) e o guitarrista Ben Boyle (Black Lava, Hadal Maw, AMDBL) para explorar novos conceitos e sons que não estavam atualmente envolvidos em seus outros projetos, a banda cresceu e adicionou o baixista Arran McSporran (Virvum, Seven7, Cosmitorium) e o guitarrista Benjamin Baret (Ne Obliviscaris, Maer).
O VIPASSI está lançando “Phainesthai”, o primeiro single de ‘Lightless’. Seu novo álbum dá continuidade a esse intrincado projeto totalmente instrumental. Cada músico não está apenas entregando notas. Em vez disso, a banda está se sintonizando em uma sinfonia de emoções, convidando-o a entrar em um universo sônico onde você pode escrever a história.
“Phainesthai” é a peça central e a pedra fundamental do álbum”, diz Vipassi. “A música em si celebra o fenômeno em todas as suas formas. É também uma combinação perfeita e uma introdução aos sons e temas do álbum”. O álbum será lançado via Season of Mist Records, no dia 26 de Janeiro de 2024.
O tracklist do álbum é:
- Lightless (5:07)
- Labyrinthine Hex (7:11)
- Morningstar (6:57)
- Shapshu (4:23)
- Phainesthai (5:49)
- Ruination Glow (6:05)
- Neon Rain (3:59)
- Promethea (10:42)
Assista ao enigmático vídeo musical de “Phainesthai”: