Publicações

MANIFESTO DO FIM DO MUNDO – Edição # 2 (2023)

Manifesto do Fim do Mundo Zine – Edição – 02 (Fevereiro/2023)

O frater Cleiton Ávila, grande batalhador da cena do submundo nacional, lançou no início de 2023, a segunda edição do seu glorioso artefato “Manifesto do Fim do Mundo”. Esse material não é indicado para fracos de espírito e pra quem tem pensamentos conservadores. Material totalmente voltado às artes negras e maléficas. Material totalmente subversivo ! Um  ataque aos bons costumes e a família tradicional. O Manifesto do Fim do Mundo resgata os velhos pergaminhos dos anos 80 e 90, com aquele espírito corta e cola saca ? Material foda ! Em papel couchê em preto & branco. A única crítica é a fonte usada no formato para as letras, que por sinal também foi usada na primeira edição, e atrapalha “os tiozinhos” como eu, na hora de ler. A visão  já não é a mesma de 20 anos atrás, não é mesmo Giovan Dias e Carlos Alberto Soares ? (Kkk)

Entrevistas muito boas e com conteúdos profundos com as bandas : Vulturine, Thy Light, Força Obscura; e uma entrevista de fuder com Carnifex, Flagelium Christ falando sobre a lenda do metal extremo catarinense “Osculum Obscenum”. Senti uma inveja boa do frater Cleiton Ávila, pois tentei fazer uma entrevista e não rolou. Mas eu entendi, porque Carnifex é bem reservado, ainda mais tratando – se do Osculum Obscenum. 

E encontramos muitas entrevistas matadoras com as bandas Jupiterian, Blazing Corpse, Offal e Sacristia, banda da Irlanda, mas que conta com músicos brasileiro. Outras entrevistas com Irlan do Angel of Cemetery Records e com os cariocas do selo Irmandade Hermética do Ódio. Achei legal essas duas entrevistas porque uma cena não se faz só com bandas. É fundamental o apóio  dos pequenos selos que habitam o submundo e fazem as coisas acontecerem por amor. Muitas vezes o retorno não cobre as despesas do investimento, mas os caras fazem porque acreditam na cena.

Continuando, o necrobanger apreciador da sujeira, poesia marginal e ocultismo, encontrará um texto bem legal abordando os livros da besta Aleister Crowley e outro sobre DSBM. Esse artefato é um atentado contra os costumes, carrega outro texto intitulado “O Metal Extremo Contra o Islã” e um HQ “Nasceu o Fedorento”. E as tradicionais resenhas. Muitas, aliás ! E bastante folders espalhados pelo zine, trazendo toda aquela nostalgia do velho espírito underground. Velho, mas vivo na UTI, morto  jamais ! Vêm junto um poster dos gregos do Cult of Fire.

Quem conhece o frater Cleiton sabe de sua história dentro do “necro underground” com a banda Sade (black grind), com a distro Vômito Sangrento e agora ele também criou o selo “Thelema Moon Records”. Em breve novidades. 

Apoiem os zines, distros, selos e bandas. Só assim para a arte subterrânea sobreviver e manter vivo o espírito impuro. Tudo feito com muito cuidado para causar nojo na sociedade hipócrita !!!

Related posts

MEDICAL GENOCIDE # 10 – Novembro de 2019 (DF)

Fábio Brayner

MALÉFICA EXISTÊNCIA ZINE # 3 (2020)

Fábio Brayner

Violator na China – Um Relato da Excursão thrash metal no país mais populoso do mundo

Fábio Brayner