Split sempre foram um formato adorado pelos fãs do metal extremo e esse traz dois nomes do black metal italiano, o ABHOR e o ABYSMAL GRIEF. O ABHOR contribui para o EP com as faixas “Legione Occulta” e “Possession Obsession” e as duas são muito fodas, pois traz um black metal mais calcado no clima e melodias do que na brutalidade. São músicas que entregam um clima ritualístico e tem uma energia.
Em alguns momentos existem sim semelhanças com a música de seus conterrâneos do Mortuary Drape. “Possession Obsession” é uma música ainda mais lenta do que a primeira e os teclados aqui são elemento fundamental para toda a atmosfera criada, mas ainda cria espaço para a agressão depois de sua metade. O resultado final é realmente matador.
No lado do Abysmal Grief, “Ministerium Diaboli” começa quase como uma trilha sonora da Hammer Films. É uma introdução pertinente, porém exageradamente longa (mais de oito minutos) para uma música também focada em peso (a produção dessa música é melhor do que as do Abhor) e em andamentos mais lentos. É uma faixa instrumental de mais de 13 minutos e sinceramente acho desperdício de um bom lançamento. Definitivamente é uma faixa que não ouviria novamente. No geral um bom lançamento, principalmente pelo lado do Abhor.