CD/EP/LP

CRUCIFIER – Say Your Prayers (Adv. MCD 2022)

CRUCIFIER (Estados Unidos)
“Say Your Prayers” – ADV – Data de Lançamento 01/06/2022
Iron Bonehead Productions (Alemanha) – Importado
8/10

DATA DE LANÇAMENTO/RELEASE DATE: 01/06/2022

Entidade das mais longevas do submundo do Death Metal anticristão dos Estados Unidos, o CRUCIFIER retoma suas atividades quatro anos após seu último álbum completo de estúdio, dessa vez com o mini álbum “Say Your Prayers”, que será lançado no início de junho pelos alemães da “Iron Bonehead Productions”.  

 Não conhece a banda? Sugiro que ouça o primeiro álbum “Stronger Than Passing Time”, de 2003. Apesar da fundação em 1990, o material inicial era limitado a demos e um EP. O “Stronger” acima é uma peça extremamente sólida e subestimada de Death Metal imundo e maléfico, apresentando nítidos elementos de Black e Thrash Metal nas composições.

 Os quatro cavaleiros do apocalipse, liderados pelo veterano batera e vocal “Cazz Grant” (HEARSE) iniciam sua nova empreitada diabólica com a sugestiva e impactante “My Soul to Take”.

 A introdução desse som cria uma ambientação soturna, incrementada por um trecho aparentemente retirado de algum filme de terror. Na sequência, a sonoridade crua e descompromissada da banda, reforçada pela produção raiz, explode nos falantes. Destaque para os vocais aterradores de “Grant”, o assalto implacável de sua bateria, riffs e leads sólidos da dupla de guitarras e a atmosfera convincentemente perversa.  

 “Foul Deeds Will Rise” tem início direto e odioso, mas realmente salta aos ouvidos quando as guitarras assumem controle e duelam, criando belas harmonias, solos melódicos e, por vezes, caóticos. Ritmicamente versátil, com influências de Heavy tradicional e Hardcore, a melhor do Play.     

 “Into Ash” mantém-se virulenta e agressiva, e apesar de sua extensão menor, abre espaço para um curto segmento de instrumental mais rebuscado. “Chime of the Goat’s Head Bell” é a última música autoral do EP, abrindo com os sinos do seu título. É o som mais voltado ao Black Metal do Play, com um puta trampo de percussão.

 Finalizando o EP, temos o cover para a controversa e polêmica “Jesus Hitler”, do CARNIVORE. Execução instrumental bastante fiel ao clássico original, com a pegada Crossover/Thrash envenenada pela aura permanentemente nefasta e vocais abissais do CRUCIFIER.   

 Um ótimo EP do CRUCIFIER, visceral por natureza, intransigente e exalando forte odor de enxofre. Para fãs de NUNSLAUGHTER (EUA), GOATLORD (EUA), PROFANATICA (EUA), GRAND BELIAL’S KEY (EUA), IMPRECATION (EUA), BLASPHERIAN (EUA) e SATHANAS (EUA).

 Tracklist abaixo, duração total de 25:13 minutos:

1 – “My Soul to Take”

2 – “Foul Deeds Will Rise”

3 – “Into Ash”

4 – “Chime of the Goat’s Head Bell”

5 – “Jesus Hitler” (Cover do CARNIVORE)

Related posts

MORTE INCANDESCENTE – Vala Comum (Adv.2021)

Daniel Bitencourt

LACRIMA MORTIS – Posthumous (CD 2020)

Fábio Brayner

SYMPTOMS OF SICKNESS – Leukotome (2021)

Daniel Bitencourt